Por que as crises demoram tanto? Capítulo 1

Compartilhe:

Desde que me entendo por gente, que ouço e vejo falar em crise. Desde que me entendo por gente, o Brasil depende de capital estrangeiro. Procura abrir a economia para que entrem mais dinheiro de fora.

Quando não os empréstimos do FMI. A dívida externa. O Governo, gloriosamente, pode emitir moedas falsas, os papéis, com várias nomes, com ou sem imposto de renda. O país entra na agiotagem perversa, dinheiro falso na praça, papéis remunerados, que o povo compra, o governo paga, que dá lucro, mas, que não tem dinheiro para pagar no dia certo. Por isso, pega mais e mais.

A estrambótica dívida interna. E o dinheiro de fora tem que voltar.Porque o dinheiro vive flutuando, num clique do computador.  E o dinheiro de fora é aplicado em ações. Em títulos do Tesouro com juros altos. O dinheiro vem e volta. E termina que o Governo cria uma dívida para o povo pagar. Aí se vê um estádio da Copa do Mundo.

E tudo vai rolando e aumentando como bola de neve. Porque a crise começa na economia. O povo está com o nome sujo na praça. O Governo também está. A partir da crise da economia, surgem todas as demais crises. Porque uma entra dentro da outra. E termina que a gente não sabe mais explicar a causa de todas elas.

 

Compartilhe: