Agenda em Vilhena (quinta-feira, 28 de junho)

Compartilhe:

O primeiro compromisso do dia foi na Móveis Gazin. Antes de iniciar o expediente eles fazem uma celebração de orações três vezes por semana com todos os funcionários. Nós conseguimos encaixar lá uma agenda onde pude falar. Foi mais para agradecimentos. Nem tocamos em assunto de política.  Todas as vezes que nós fazemos lá um visita, há uma energia positiva. Muito bom, parece que é uma benção. É um pessoal extremamente simpático, cordial, maravilhoso. Uma empresa grande do varejo brasileiro.

 

Na Portal Óleo S/A  passei para dar um abraço no seu Valdir e nos Filhos. A empresa esmaga soja, produz óleos vegetais e processa farelo para a alimentação animal. Uma empresa que  cresceu muito em nosso governo, ela tinha umas travas burocráticas e tributárias, o governo colaborou facilitando e simplificando. Hoje ela é a 4ª maior do ramo no Brasil. A gente fica muito orgulhoso desse sucesso.

Em seguida, pegamos a estrada sentido Colorado do Oeste e fomos parar na casa seu Pedro e Dona Lúcia, casal de amigos que tenho muita consideração. Moram na zona rural a poucos Km de Vilhena.  Toda vez que passo por lá ele me oferece um café pra tomar, e hoje ele estava com uma cuia de chimarrão na mão e me ofereceu um mate. Foi a minha primeira vez. Aproveitei pra matear e bater um papo sem pressa.

 

Ali perto fica a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Planalto Parecis (Aprocis), onde participei de uma reunião muito importante, que pode irradiar uma onda que servirá para o estado inteiro. O grito de pessoas simples, que precisam de pouco para a sobrevivência e para melhorar as suas rendas. O que eles querem é o crédito fundiário que já saiu, a regularização através do georeferenciamento, o barateamento da energia elétrica para a irrigação e a preferencia para vender seus produtos para a merenda escolar sem burocracia.  A associação é presidida pela Marciane Rosa e possui quarenta associados.

 

Já em Vilhena, tive um encontro rápido com o empresário José Jordan, que é pré-candidato do PSL ao Governo do Estado. Ele é do município de Rolim de Moura e é quem organiza o partido em nível estadual. Ele estava acompanhado do Evandro Padovani que também é pré-candidato a deputado federal pelo mesmo partido.

 

 

Depois tive um encontro com o Eduardo japonês, eleito recentemente prefeito de Vilhena. Ele tomará posse no próximo domingo. Conversamos bastante. Sugeri a ele boas práticas de gestão como, a preparação de uma equipe técnica orçamentista para ajudá-lo nos projetos importantes. Dei conselhos para que possa trabalhar a transparência pública. Hoje, município é o 27º no estado nesse quesito. O aconselhei também a comprar a merenda escolar dando preferência para Agricultura Familiar. Vi nele uma pessoa que demonstrou muito boa vontade de fazer as coisas corretas. Lhe deseje  muito boa sorte e muito sucesso.

Na Câmara Municipal  fui recebido pelo presidente Samir Ali, ele é o mais jovem presidente da história da Câmara Municipal de Vilhena. Me passou uma informação fascinante. Só no ano passado foi economizado três milhões de reais para construir uma nova Câmara na cidade. Você vê como dá para se fazer uma economia nos poderes legislativos. Desde as Câmaras de Vereadores até o Congresso Nacional. Aqui três milhões significa muito.  No mais foi uma visita de cortesia, onde eu pude cumprimentar os vereadores. São admiráveis e gosto muito deles. É uma nova geração política da cidade.

 

No Site Vilhena Notícias eu concedi uma entrevista ao jornalista Renato Spognol. Foram perguntas bem sutis, os motivos reais da vinha visita ao Cone sul. Questionamentos sobre a minha gestão nos sete anos e três meses de governo e a minha pré-candidatura ao Senado Federal.  Em resumo foi isso.

Para o site Extra de Rondônia a entrevista foi mais longa. Me acompanharam Júlio Olivar e Ezequiel Neiva, dois pré-candidatos  a deputado estadual. Falei ao jornalista Orlando Caro sobre as eleições, e que o MDB tem candidato próprio para o Governo, que é o Maurão de Carvalho, e como pré-candidato ao Senado defendo as reformas necessárias e moralizadoras como, a reforma política, previdenciária, e tributária.

 

No Programa Fala Vilhena, na Rede TV, com Jeferson Fagundes, foi uma entrevista boa. Ele perguntou sobre o meu governo, sobre a economia do estado. A crise da saúde de Vilhena. Qual foi o legado que nós deixamos. Eu citei as agroindústrias e a educação.  Resumidamente a entrevista se concentrou nessas reflexões.

 

Entrevista na Rádio Onda Sul FM como jornalista Emerson Costa eu  falei da decisão de deixar o governo para pleitear uma vaga ao Senado e colocar minha experiência para o bem do país. Falei da minha gestão no governo e na prefeitura de Ariquemes. Do embelezamento da cidade, do ato de respeitar a faixa de pedestre, da criação de praças e parques e da melhora na arrecadação do município. Foi um bate-papo amistoso.  O Programa Jornal Onda Sul tem uma grande audiência no Cone Sul e atinge até municípios de Mato Grosso.

 

No período da tarde, a convite do Capitão Cícero, visitei o Colégio Militar Tiradentes.  A gente percebe que a escola está caminhando numa direção boa. São mais de 1.200 alunos matriculados. Fez um ano que a unidade de ensino passou integrar o comando militar na direção somado na vice-direção, um civil, e os professores da rede estadual. É um projeto de longo prazo. É muito cedo para julgar a escola, mas espero que esse modelo que nós adotamos, esse choque, possa dar resultados positivos no futuro. E os professores ficarão na história, porque estão contribuindo muito para implantar esse modelo hibrido entre uma escola militar e uma escola civil. O capitão Cícero é o diretor do Colégio Militar.

 

Visitei ainda a dona Lindaura Batista Moura, mãe do finado Heitor Tinti, e a sobrinha janete Batista. O Heitor me ajudou muito na prefeitura de Ariquemes. Era um grande administrador público. Quando eu fui eleito prefeito em Ariquemes ele ficou dois anos comigo me ensinando toda a questão de planejamento e orçamento. Ele fez tudo pra mim. E hoje eu vim trazer meu abraço à família, trazer o meu reconhecimento a todos. Me receberam muito bem

 

À noite, reunião com lideranças políticas do município na Associação Comercial e Industrial de Vilhena (ACIA), foi mais um bate papo, um encontro para rever os amigos, conversar e falar de politica.

 

 

Compartilhe: