Nova Mamoré e Guajará (quarta-feira, 04 de junho)

Compartilhe:

A primeira atividade do dia foi  na Rádio Mamoré FM. Uma excelente entrevista com o locutor Mário Aberto, no Programa Bom Dia Cidade. Falei de saúde,  do apoio do governo  para a construção do hospital municipal, falei de infraestrutura, das agroindústrias, de segurança pública, da importância de uma logística de transporte eficiente, das rodovias, da hidrovia do Madeira e de  ferrovia.  Respondi perguntas sobre a abertura da Estrada Parque que beneficiou muito a região, e da minha pré-candidatura ao Senado. Em resumo foi isso.  Eu estava acompanhado do Dr. Anderson Muniz, presidente do MDB local, do ex-prefeito Laerte, do jacaré  da Emater, e da Cláudia Moura.

A convite do prefeito Claudionor Leme,  participei de uma reunião com secretários municipais,  o presidente da Câmara Municipal,  Altamir, e convidados. Muita gente usou a palavra para agradecer e fazer as suas considerações. Nova Mamoré é  hoje o maior produtor de leite no estado, possui o segundo maior rebanho bovino de Rondônia e a soja já entrou no município. Fiz um balaço dos sete anos e três meses de governo e da cooperação com os municípios rondonienses.   O ex-prefeito Tequinho lembrou de uma ação nossa da década de 90, quando eu era deputado federal, nem lembrava mais.  Tempos depois, já com  o prefeito Laerte,  Zé Brasileiro e  Antenorzinho, nós trabalhamos muito pelo município, e eles reconhecem o trabalho que foi feito.

Reunião com lideranças do MDB. Passei entusiasmo para que eles. Falei dos cursos de formação por meio da Fundação Ulisses Guimarães e de outros cursos. Disse para não desanimarem do partido, e que formem lideranças para o futuro.

Conheci a artista plástica, Edina Costa. Autodidata. Começou desenvolver seu talento aos 26 anos de idade e quase todo o seu trabalho é produzido  em óleo sobre tela. Uma exposição com seu belo trabalho está na Casa de Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho.

Ainda na Prefeitura conheci o Geloteca, projeto  que estimula a leitura na cidade. Josimar e Tânia Márcia são os responsáveis.  Em vários pontos da cidade você abre uma geladeira estilizada e pega um livro do seu interesse e  leva para casa. Quando terminar a leitura, devolve e pega outro. As geladeiras  servem apenas como armários, porque não funcionam mais. Tanto os livros como as geladeiras são de doações. É um trabalho fantástico.

Andei pelas ruas da cidade, conversei com mototaxistas, visitei o comércio, supermercados, lojas de materiais de construção, conheci empresários de vários ramos. E por fim visitei o Posto de Saúde, lá encontrei  o Vicente, velho  amigo médico, que conheci quando eu ainda era secretário de Saúde do Estado, década de 1980.  Lá também encontrei com a Salete Queiroz, esposa do Laerte.

Antes de pegar a estrada  para Guajará, fiz uma visita ao Zé Brasileiro, uma figura queridíssima. Já foi prefeito de Nova Mamoré.  Mora há mais de  50 anos em  Rondônia. Com a dona Angelina criaram cinco filhos. Hoje tive a oportunidade de conhecer um deles, o  Marcelo Rodrigues,  pessoa muito preparada e extremamente inteligente. É professor de Ciência Política da Unir e  está concluindo o seu doutorado. O tema de sua pesquisa é o Pacto Federativo.  Ele falou que irá publicar um livro com o mesmo tema, assim que terminar a sua tese. Disse que quero ler. Fiquei muito contente com a visita.

Guajará Mirim é um município muito especial,  tem 97% do seu território de reserva, apenas 3% são de terras agricultáveis. O município não tem área rural forte, não tem agronegócio, não tem boiadas grandes, vive  da riqueza do extrativismo, da piscicultura, do turismo e outras alternativas.

Fora disso, apenas a área de serviço, áreas internas de trabalho como o comércio, mas precisa de muito apoio do Estado e do governo federal.  Com o prefeito e o secretariado tive  um bate papo alegre, bem amplo, sobre reformas e enxugamento da máquina pública. Ele explicou o  que está fazendo para melhorar os índices econômicos  do municipios. Foi uma visita de cortesia. Antes, estive com o presidente da Câmara, Sérgio Bueno, e com os vereadores Carreirinha e Sicsu, também  o chefe de gabinete, Irmão Denis e a  amiga, Suzana Cury, advogada. foi uma visita rápida. passei apenas para cumprimentá-los.

Uma aula sobre política. Conversei bastante com o velho amigo de guerra, uma lenda viva  do MDB de Rondônia,  sempre polêmico e extremamente lúcido, Canduri. Ele estava acompanhado do prefeito  Noronha.

Com Pastor Naldo (Presidente da Ordem dos Pastores de Guajará), lideranças religiosas e empresariais foi um bate papo informal. Eles  manifestaram apoio  e agradeci pelo carinho.

No início da noite  tive uma reunião com a Associação dos Mini Agricultores da Comunidade de Nova Esperança (Amacne), e lideranças políticas da região.  O deputado Dr Neidson também estava presente.  Muitos usaram a palavra para agradecer. Bastante gente no local.  A presidente  Lívia Ribeiro,  falou da regularização de muitas propriedades da Gleba, elogiou o Governo, mas disse que é preciso  regularizar mais propriedades no municipio visando o desenvolvimento.

Compartilhe: