Agenda em Chupinguaia (sexta, 29 e sábado, 30 de junho)

Compartilhe:

Passei um dia e meio na cidade de Chupinguaia. Município abençoado  que tenho muita estima pelos amigos. Há muito tempo não passava lá,  dessa vez fui numa condição mais leve, como não sou mais governador, tive tempo de sobra para andar na rua e prosear.  Chegamos no período da tarde e a primeira agenda foi uma entrevista longa com o locutor Lojão, da Rádio Cidade.

Estavam no estúdio os vereadores Denilson, Raquel, José Wellington, Lindaura, Valmir Passito, o seu João Divino, secretário de esportes, e pai da prefeita Sheila, seu  Odon, ex-veredar, Nei, diretor de esportes e a Dirlei, coordenadora do CRAS. Cercado de amigos falei dos sete anos e quatro meses de governo e da ajuda aos prefeitos. Lembrei  da nossa primeira ação como governador, que foi a construção da ponte no sobre o rio Pimenta entre Chupinguaia e Corumbiara. Disse que Sempre ouvi os prefeitos   e que atendi todos dentro das nossas  possibilidades. Fiz um balanço das ações do governo e expliquei os avanços em todos os setores produtivos de Rondônia.

Depois passei ao Centro do Idoso para cumprimentar os amigos e ver o povo dançar. Segui dali para a casa da Maria Teresa e do seu Antônio, torcedor do Inter e apaixonado pelo colorado. Eles são Pioneiros no município e têm uma grande liderança. É uma  família de educadores. A irmã da Maria Tereza é a Vera que também já foi vereadora, hoje é diretora de escola. Foi uma visita para rever a família. Gostei muito.

Em seguida, deslocamos para zona rural onde tomamos  um café no sítio do seu Inácio e da Dona Isabel. Café que eles mesmo plantam, colhem e torram. É um casal muito simpático, alegre e cheio de vida. Estão casados há 61 anos. Ele tem 80 e ela 76 de idade. Moram em Chupinguaia desde 1975. Criaram 11 filhos, um deles é a vereadora Lindaura. grande liderança. Foi um visita de cortesia.

 

No início da noite fomos na casa do empresário Carlinhos Terra Rica e da Dona Ana Lúcia, diretora da escola estadual Moacyr Caramello. Eles ofereceram um lanche aos convidados. Bastante gente reunida. Só tenho a agrdecê-los pelo carinho e pela receptividade.

 

 

O jantar foi na casa da Joyce e do Haroldo, ela é chefe de gabinete da prefeita Sheila, e ele trabalha na Ciretran. Serviram uma lasanha de frango e uma galinha caipira deliciosa. Só de lembrar fiquei com água na boca. Dali fomos para uma festa junina na escola municipal Ana Paula Marques. Festa muito animada. O pátio da escola estava apinhado de gente. Ficamos pouco, mas valeu a visita.

 

No sábado, o café da manhã foi na casa da Rosana, presidente da Associação dos acadêmicos de Chupinguaia. A prefeita  estava presente. Entre amigos, alguns vereadores e a Zilá, cantora gospel de Ariquemes,  filha do pastor Neres, que estava visitando a cidade.

Eu e prefeita Sheila  Anselmo  passamos na associação dos mototaxistas do município para cumprimentar o pessoal. O serviço está funcionando há 5 anos  e a maioria das viagens  é feita mesmo dentro da cidade. Atravessado a rua chegamos  ao Hospital Municipal  José  Ivaldo de Souza. Fui logo medindo a minha pressão. É  um  hospital com uma estrutura boa que  atende bem a população.  .

Antes de pegar a estrada passamos  no  frigorífico Marfrig. Fomos  muito bem recebidos pela Solange Barbosa, gerente administrativa e pelo Magnum Max,  gerente de RH. Hoje o frigorífico emprega  1100 funcionários. 80 por cento da mão-de-obra é local.   Quando começaram, eles abatiam 200 cabeças de gado por dia, atualmente  são 1250.  Disseram que estão fazendo um credenciamento para exportar também para os Estados Unidos. O principal mercado consumidor deles  é o Chile, eles também exportam para o Egito e Hong-kong.  Foi uma visita apenas para cumprimentar o pessoal.

Compartilhe: